Rodovia SC 401, Km 5, nº 4850 - Loja E-23/30 (48) 3209-1650
Language
  • English
  • Português
SIMFAZ

Inovação tecnológica a serviço do monitoramento remoto de imóveis e glebas rurais

 

O SIMFaz – Sistema de Monitoramento de Fazendas, permite avaliar e monitorar imóveis e glebas rurais, fornecendo informações quantitativas e qualitativas críticas. É a mais completa ferramenta para avaliação de garantias, fiscalização e mensuração dos riscos associados às operações financeiras envolvendo imóveis rurais.

O SIMFaz atende bancos, cooperativas de crédito, traders, beneficiadoras, empresas de insumos, de agroquímicos e de máquinas e implementos, entre outros perfis de clientes que precisam conhecer melhor os riscos de transações financeiras relacionados à garantias de imóveis rurais ou glebas cultivadas.

No SIMFaz, os clientes dispõem também de um ambiente seguro onde podem direcionar esforços comerciais para ampliar, de modo efetivo, suas carteiras de crédito rural.

Customizado especialmente para cada cliente, o SIMFaz apresenta soluções em 3 níveis:

 

satl-icon

Diagnóstico

monitoring

Monitoramento

agro-map

AgroMap

Conheça melhor o potencial do seu cliente e crie mais oportunidades.

O objetivo do serviço de diagnóstico é avaliar os atributos de valor dos imóveis, como localização (o que inclui a facilidade de acesso, o posicionamento em relação à logística, a proximidade de cidades ou polos regionais, por exemplo), o tipo de solo, a altitude e a declividade, o histórico de clima da região e o cluster agrícola. A partir de uma série histórica de imagens de satélite, avaliamos tanto a evolução da produção das lavouras na propriedade quanto as mudanças de uso e cobertura de solo para fins de adequação ao Código Florestal.

 

Com base nesse diagnóstico, a Agrosatélite, em conjunto com a Agroconsult, desenvolveu uma metodologia para valoração do imóvel. A avaliação leva em conta levantamentos de registros de compra e venda de terras, além da percepção de preços por parte dos agentes de mercado – como produtores, consultores e corretores –, de acordo com a realidade de cada região. A valoração do imóvel se baseia numa série de atributos. Eis os principais:

Características físicas do imóvel

Características físicas do imóvel

Localização, solo, altitude e declividade, histórico de clima e de uso do solo.

Logística, consolidação do cluster, set de lavouras

Aspectos da região:

Logística, consolidação do cluster, set de lavouras.

Preço da terra e dos produtos agrícolas na região

Informações de mercado

Preço da terra e dos produtos agrícolas na região.

MONITORAMENTO

 

Informações chaves para o gerenciamento de risco associado à produtividade agrícola.

O serviço de monitoramento auxilia bancos, cooperativas de crédito, traders, beneficiadoras, empresas de insumos, de agroquímicos e de máquinas e implementos, entre outros usuários, a monitorar o desempenho produtivo das suas garantias em 3 momentos:

Planta

MONITORAMENTO 1
DE PLANTIO

Entregue em até 45 dias após o início do plantio.
Informa a época e a área cultivada e confirma o tipo de cultura implantada. Fornece ainda um prognóstico climático e uma estimativa do potencial produtivo da área penhorada.

Sol

MONITORAMENTO 2 DESENVOLVIMENTO DA LAVOURA

Entregue em até 30 dias antes da colheita.
Provê informações sobre o desempenho agrícola da área penhorada com base na análise das curvas de índice de vegetação e na comparação com as lavouras da região. Fornece uma estimativa sobre o período de colheita e uma atualização do prognóstico climático e do potencial produtivo da área penhorada.

Sol

MONITORAMENTO 3
COLHEITA

Entregue em até 30 dias após a colheita.
Elaborado com base no resultado do desempenho agrícola da área penhorada, comparando a evolução das curvas de índice de vegetação com o desempenho das lavouras da região naquela safra e com a própria área na safra anterior. Consolida as informações de plantio, desenvolvimento e colheita.

Clique aqui para acessar o SIMfaz